- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa unifamiliar é uma construção nova, que teve que aderir ao plano diretor e construção em geral do envelope em forma de L de uma antiga casa. Além dessas limitações externas, três componentes principais trouxeram as ideias conceituais para o projeto: O contexto (geográfico / histórico), o tratamento específico da envolvente do edifício e continuidade espacial-programática. Em conjunto, estes três aspectos visam criar uma casa única, com uma expressão contemporânea arrojada e sem parecer muito estranha em seu entorno.
A nossa inspiração inicial surgiu de um celeiro, um tipo de construção popular em Connecticut. Nós estavamos interessados principalmente em duas das características deste tipo. Primeiro, queríamos ancorar o projeto dentro de um contexto histórico e geográfico. Em segundo lugar, ficamos intrigados com as qualidades abstratas destes objetos atraentes. O tratamento específico do volume, aberturas e geometria em geral nos interessava como ferramentas para afastar ideias convencionais de habitação.
Começamos alterando o volume em forma de L original através de manobras escultóricas em resposta a elementos funcionais e programáticos. Por exemplo, se inclina parcialmente para o exterior os resultados do segundo pavimento numa profundação da fachada e, portanto, um melhor sombreamento / desempenho térmico para os dormitórios. Também permite-se o corte para trás dos beirais do telhado, acentuando assim o caráter volumétrico do projeto, ao mesmo tempo que protege o perímetro exterior. Outras esculturas refletem as condições programáticas e de circulação dos interiores e criam distorções deliberadas do envelope, que joga com nossos conceitos de perspectiva e profundidade de campo.
No interior da peça angular da fachada surgem paredes grossas para uso programático e continuidade espacial. O desejo do cliente por aberturas, a maximização dos pontos de vista e luz, é cumprido sem sacrificar a funcionalidade ou a usabilidade. O ponto de giro geométrico da forma em L torna-se a espaçosa área de escada de pé-direito duplo / entrada em torno do qual atividades como cozinhar, jantar, jogar, relaxar, entreter, se organizam livremente e sem demarcações rígidas.