-
Arquitetos: Studio Contini
- Área: 380 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Paola De Pietri
-
Fabricantes: Boraschi, Daikin, Geopietra, Italserramenti, Tecnovetro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta construção, a questão da sustentabilidade foi abordada em diferentes escalas: a relação com a paisagem e sua história, biodiversidade, vegetação, uso de recursos renováveis, conservação de energia e recursos hídricos.
Em termos de implantação, o objetivo do projeto foi estabelecer uma relação harmoniosa com a paisagem rural dos Apeninos através do volume disponível e o uso de materiais como pedra e madeira, que se referem à tradição local.
O parque que rodeia os edifícios colaboram com a integração de áreas agrícolas através do uso de árvores nativas que caracterizam a paisagem agrícola de colinas. Em adição a estas foram plantados uma série de arbustos mistos que fornecem integração ecológica graças à diversidade da vegetação.
O edifício executa muitas funções com um alto grau de flexibilidade de utilização: garagem, parque infantil, residência, oficina de carpintaria, depósitos. A grande superfície da cobertura foi completamente utilizada para a colocação de um sistema fotovoltaico, composto por painéis integrados (192 a 248 W) a um sistema de armazenamento com pilhas colocadas no porão que asseguram o fornecimento de 96 kW . A utilização de uma bomba de calor para a produção de aquecimento e de arrefecimento faz com que o projeto seja completamente autossuficiente do ponto de vista energético. A energia produzida é utilizada também para o carregamento dos dois carros elétricos disponíveis para as famílias.
No subsolo, além de um depósito, é possível armazenar 400 metros cúbicos a água da chuva. Esta água é utilizada para irrigação da área do parque que circunda os edifícios.
A estrutura do edifício é inteiramente em concreto armado nas partes subterrâneas, enquanto o piso superior é caracterizado pela mistura de aço e painéis de madeira X-LAM. O invólucro é feito de paredes de madeira, isolamento de lã de rocha e revestimento exterior de pedra folheada e placas em lariço; a parte utilizada como garagem é cercada por paredes de vidro.
Para o isolamento da cobertura, com a estrutura de suporte em aço e painéis X-LAM, foram usadas placas de material compósito, com espessura refletora de calor de 2 cm.