-
Arquitetos: Estudio Beldarrain
- Área: 662 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Jesús Martín Ruiz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fojansa é uma companhia com mais de 15 anos de experiência em instalações de canalização, calefação e sistemas de climatização, que está fazendo uma forte aposta pela pesquisa em campo das energias renováveis.
O projeto foi feito pelo Estudio Beldarrain, especialista em arquitetura sustentável, com a intenção de que a nova imagem da empresa transmita, por uma parte sua vontade de inovação, e por outra sua preocupação meio-ambiental. A proposta acolhe uma estratégia de edificação nítida, cuja potência a nível de imagem é indubitável apesar de utilizar materiais muito econômicos.
Um novo corpo de escritórios, de forma aparentemente elíptica, foi construído ao lado da velha nave, se somando à fachada frontal. Este volume é convertido em protagonista da nova imagem da empresa no polígono.
A envolvente é feita de tubos de polietileno preto trançados entre si, como se fosse uma cesta de vime, dotando ao novo corpo de escritórios um caráter marcante e abstrato em contraste com a velha nave. Sua forma redonda evoca composições além da arquitetura, singularizando a proposta e com isto se destacando na paisagem do polígono industrial. A mencionada pele forma uma proteção solar aos panos de vidro no verão.
O edifício também é um objeto de investigação no campo das energias renováveis e eficiência energética. Possui um singular coletor solar e possibilita trocas de energia, além disso possui um coletor geotérmico de 8 poços que reduz ao mínimo o consumo energético do edifício.
Com a incorporação ao projeto de painéis fotovoltaicos sobre a cobertura das naves existentes, consegue-se um edifício com saldo energético positivo.