- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício foi concebido após a solicitação, de duas irmãs, para uma casa bioclimática, para viverem juntas e independentes ao mesmo tempo. Assim, o projeto se concentra nas necessidades dessas clientes. O terreno para construção goza de vistas sobre o monte Collserola e está em um campo de profundidade uniforme (30%).
Após o estudo climático deste ponto exato decidimos as estratégias do projeto, a fim de maximizar o desempenho ambiental e térmico, e seguir as exigências equivalentes a uma casa passiva. Nós melhoramos o conforto do edifício através de:
- Compactação;
- Captura e proteção solar;
- Resistência térmica;
- Ventilação cruzada.
Por outro lado, como nós não desejamos modificar o terreno original e para melhor se adaptar à topografia do terreno, o nosso projeto foi fundado em apenas dois muros de contenção que são paralelos às linhas perimetrais. Estas paredes de retenção apoiam uma construção de madeira leve. Esta moldura de madeira é formada por cinco enquadramentos de parede que são perpendiculares às paredes de concreto. Estas cinco paredes de enquadramento organizam os diferentes espaços da casa com a ideia de que cada mulher pode ter dois quartos, uma sala de jantar e sala de estar, um banheiro, uma cozinha e um terraço para implementar as salas principais.
Esta construção compacta e de grande resistência térmica, enquadra a paisagem de frente para o sul através da fachada, além de uma claraboia linear para os ambientes no lado norte, funciona como uma captura de sol durante as estações frias.
As economia com aquecimento (e ar condicionado) são possíveis devido à proteção solar sobre as janelas, a fachada ventilada de madeira, a utilização de uma cobertura vegetal que proporciona uma grande resistência térmica e o valor da paisagem; e também um projeto que tem prestado especial atenção à ventilação natural, especialmente importante no verão. A demanda por aquecimento tem estado sob os limites de uma Passivhaus (15 Kwh / m2a), e tem sido resolvida com apenas uma lareira para cada pessoa. Nossa necessidade de aquecimento final, foi 9 Kwh / m2a.
A possibilidade de desfrutar de espaços abertos e transparentes que enfrentam a paisagem de montanha de Collserola, a integração do edifício no local e o conforto térmico, além do uso de materiais saudáveis e ecológicos; são os grandes desafios e os valores do projeto e da casa.