-
Arquitetos: Arkítera SLP; Arkítera SLP
- Área: 3885 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Mariela Apollonio
-
Fabricantes: Gradhermetic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Idiomas está situado no limite sul da Universidade de Valência, em sua união com a cidade consolidada e no ponto em que estas se encontram. Sua volumetria consta de dois corpos formados com prismas retangulares separados por uma circulação de comunicação.
O bloco oeste abriga as salas de aula e espaços de relação. Para o proteger da radiação solar vespertinas, este prisma é envolvido numa malha isolante de madeira de cedro vermelho canadense, com linhas ortogonais organizadas com lâminas operáveis nas salas de aula e venezianas nos espaços abertos para que a luz seja controlada de acordo com a necessidade.
Por oposição, o bloco leste abriga os espaços de serviço e comunicações verticais. Trata-se de um bloco hermético cuja pele é composta por uma placa micro-perfurada de aço galvanizado e que é curvada ao seu máximo para simular um tecido ao vento. Esta solução que voluntariamente violenta a racionalidade da chapa, consegue suavizar a entrada da luz e gera texturas e brilhos surpreendentes ao longo do dia.
A inovadora proposta acadêmica considera a moderna escola de idiomas como um lugar de troca de experiências, mais que a aprendizagem de uma língua. Para isto o edifício distribui as salas de modo separado, como cubos dentro de um bloco geral, deixando espaços espacialmente agradáveis, destinados ao encontro.