Descrição enviada pela equipe de projeto. HPP é uma das empresas de arquitetura mais bem sucedidas da Alemanha. Mais de 80 anos após ter sido fundada por Helmut Hentrich, a empresa é atualmente gerida pela sua quarta geração de arquitetos. Alguns de seus projetos mais conhecidos incluem a Dreischeibenhaus em Düsseldorf, a renovação de Estação Central de Leipzig e a Tonhalle de Düsseldorf. Projetos relacionados com o futebol têm sido uma parte significativa do portifólio da HPP desde a conclusão da Arena Multiuso AufSchalke. Outros projetos significantes são a Arena Volkswagen, em Wolfsburg, a modernização e ampliação da BayArena em Leverkusen, a Arena Báltica em Danzig (um projeto em conjunto com o grupo RKW) e a extensão do Estádio Franken, em Nuremberg. O Estádio Steigerwald em Erfurt atualmente está em obras, para ser convertido em uma arena multiuso e centro de congressos sem interromper suas operações.
As novas instalações do Museu do Futebol Alemão foram oficialmente inauguradas em outubro de 2015 com uma celebração de 3 dias. Quatro anos depois de vencer um concurso em escala europeia para projetar o museu, HPP criou uma nova casa para os 140 anos de história do futebol alemão.
Situado em um local de destaque, em frente à estação central de Dortmund, e complementando o contexto artístico e cultural existente, a história do futebol pode ser experimentada pela primeira vez em 7.700 metros quadrados em um contexto fora dos espaços habituais do esporte.
A forma da estrutura elevada, com recortes, foi desenhado a partir do contexto urbano de Königswall e do conceito de exposição, desenvolvido e executado pelos cenógrafos da TRIAD Berlin. A aparência arquitetônica é influenciada principalmente por três elementos: o corpo de livre flutuação, o espaço público contínuo e o pódio. Este último é um elemento-chave, particularmente em termos de ambiente, e funciona como um gesto de boas-vindas.
A fachada traz uma mensagem clara de que este é o lugar do esporte mais apreciado da Alemanha. O tema do futebol é representado por uma fachada de alumínio perfurada, retro-iluminada com luzes LED. O padrão das perfurações quadradas formar uma imagem de uma bola de futebol tradicional. O espaço entre as peles da fachada pode ser calibrado com gráficos intercambiáveis. Uma fachada de tela LED completa o exterior do edifício orientado à experiência
Os visitantes acessam o edifício através de um pátio que conduz ao hall de entrada, que foi concebido como um espaço de livre flutuação, que atua como uma continuação da cidade. Passando pelo balcão de ingressos e pela loja de souvenirs, uma escada rolante leva aos salões que abrigam a exposição permanente. A "arena" no piso térreo é reservada para exposições temporárias e eventos.
"O dinamismo e a emoção é o que o futebol significa e o que representa nosso projeto para o museu", explica o diretor da HPP, Gerhard G. Feldmeyer. "O futebol inspira e nos conecta. É exatamente por isso que o edifício é aberto e convidativo!"