- Ano: 2015
-
Fotografias:Rob Ramsay
Descrição enviada pela equipe de projeto. O futuro desenvolvimento e crescimento da Universidade de Curtin está passando por mudanças e desafios significativos. Uma série de documentos de planejamento foram estabelecidos como diretrizes para o desenvolvimento futuro da expansão e reconhecimento mais amplo do campus da universidade, e da criação de maiores aspirações no desenvolvimento de um campus focado no estudante, um espaço que atraia os alunos a estudar e participar da "vida no campus ", como um equilíbrio essencial na promoção da educação.
Uma chave para o reconhecimento e implementação do plano futuro para a revitalização da universidade é o "Plano de ativação local" estabelecido em 2012. O objetivo desse plano era identificar espaços-chave dentro do campus onde houvesse demanda de revitalização, cada um contribuindo em parte para a reativação do campos como um todo, e gerando uma variedade de destinos interconectados que abrangessem mudanças físicas, eventos e atividades programados ou não programados, grande diversidade e que melhorassem o ambiente do campus compartilhado por funcionários, estudantes e visitantes.
Uma série de destinos fundamentais foi identificada ao longo do campus para atingir os objetivos do plano de ativação do campus. Esses espaços estão conectados pela principal avenida pedonal norte-sul do campus, a "Curtin Corso".
O Pátio Westfarmers foi identificado como um desses destinos-chave ao longo do campus, com uma forte conexão com a "Curtin Corso", o setor de negócios da universidade e o futuro projeto para a estrutura norte, um plano atualmente em curso. Essa nova ala norte será desenvolvida como uma "porta de entrada" do campus, reforçando as conexões com a avenida principal e dando um novo papel ao pátio.
O Pátio Westfarmers foi o primeiro projeto a ser concluído dentro do Plano de Ativação Local, com o objetivo de revitalizar o espaço a fim de criar um espaço flexível para expor as atividades da Faculdade de Administração da Curtin ao promover maior utilização do local que funciona como um grande ponto de encontro.
O projeto consiste em uma estrutura de aço inserida entre a Faculdade de Administração, o Café Angazi e o Teatro Lance Twomey. A estrutura de aço de grande extensão abrange todo o pátio, fornecendo um quadro que define o local que tem seu perímetro composto por telas perfuradas e uma cobertura totalmente operacional que responde às condições climáticas variáveis e mudanças sazonais. A estrutura foi equipada com uma grande tela de mídia para eventos e apresentações, além de aquecedores, iluminação característica e um dispositivo luminoso em fita que passa, em loop, as informações e notícias locais.
O espaço foi ocupado com um mobiliário solto para criar uma versátil área funcional que pode receber uma série de eventos, desde casamentos, eventos de networking, entretenimento musical, palestras abertas e apresentações, até o uso cotidiano do espaço como local de encontro para os estudantes.
Estágios futuros da reativação desse local envolvem a demolição de dois elementos de concreto no edifício da Faculdade de Administração. Isso abrirá uma vista norte, uma extensão do dispositivo em loop até a entrada norte desde a "Curtin Corso". O projeto ainda prevê a incorporação de expansões funcionais, paisagismo e algumas estações de comércio alojadas em containers.
A introdução dessas pequenas estações de comércio, ou lanchonetes servirão para dar ainda mais suporte à ativação do campus e estender o atual momento de pausa para o café. Atividades noturnas, como noites de cinema ou performances musicais vão incentivar os estudantes a participar e interagir ativamente no campus na criação de um ambiente atraente, animado e propício ao aprendizado.