-
Arquitetos: Original Vision
- Área: 8960 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Andrew Loiterton
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente encomendou um complexo de casas de luxo para famílias num terreno privilegiado frente a uma praia na costa oeste da província de Phang Nga, no extremo sul da Tailândia. As casas deveriam ser abertas e espaçosas, com amplos terraços, decks e jardins.
Sava encontra-se na charmosa praia de Natai, na costa oeste da província de Phang Nga, Tailândia. Na latitude 8º norte, a região possui um clima tropical de monções com úmidos ventos do sudoeste, durante os meses de abril a novembro, e ventos secos do nordeste durante o resto do ano. Estas brisas quase constante são a força impulsora por trás dos espaços aberto, onde os ventos de monções oferecem ventilação natural para as casas. A regulação de recuos beneficiou as residências na primeira fila, já que há grandes áreas gramadas entre as piscinas, terraços e a praia.
Sava foi construída numa zona rural, a 10 minutos de carro da vila mais próxima, sem nenhum outro edifício presente em seu entorno imediato. Apesar desse isolamento, o projeto utiliza materiais que são modernos, mas que fazem referência à linguagem vernácula local. Isto suavizou a estética do projeto tornando as casas muito confortáveis e contemporâneas.
As casas são implantadas num terreno praticamente plano, sendo que as casas dianteiras centram suas atividades ao redor das piscinas que encontram-se afastadas da praia, sem invadir a faixa de areia e ganhando certa privacidade da costa. As casas na parte posterior são elevadas para permitir uma vista clara do Mar de Andamán.