-
Arquitetos: Arturo Chadwick, Ricardo Torrejón
- Área: 129 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Felipe Fontecilla
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de fim de semana, localizada em um terreno de 5.000 metros quadrados na Hacienda Los Aromos, perto de Limache, no meio-oeste do Chile. O seu programa e orçamento fez com que cada decisão fosse eficaz e eficiente.
A casa é um volume de quatro "asas" onde se espalha claramente o programa interior, ao mesmo tempo que mantém a coerência e a totalidade de um único volume. Além de atender sua função principal, pensamos que a casa deve agir como um objeto na paisagem, definindo certa ordem territorial e sugerindo quatro áreas externas definidas: entrada, serviços, principal e crianças.
O volume foi colocado sobre uma parte plana na parte superior de um declive suave, de modo que a altura interior de 3,40 metros se transforma em um espaço elevado, uma vez que o declive aumenta e, por conseguinte, a fundação fica menor. Assim ela recebe a melhor exposição solar, ao mesmo tempo que protege de ventos fortes da tarde. A fim de manter a geometria e uma planta simples, decidimos alternar paredes cegas e aberturas que se relacionam com o contexto imediato e com as vistas distantes.
A estrutura principal e o telhado são de madeira de pinho com alguns reforços de aço, feitos de tubos padrão que ajudam a prevenir deformações na madeira. Todos os pisos da casa, incluindo banheiros e cozinha, são de concreto branco polido, não sendo necessário nenhum piso adicional, uma vez que demos preferência a superfícies de baixa manutenção e mais integradas. Os revestimentos das paredes internas e externas também são de madeira de pinho.
O dormitório das crianças é um espaço comum, com beliches ao longo de toda a sua parede traseira. Logo acima há um espaço flexível que pode ser usado alternadamente como uma sala familiar, um estúdio ou um dormitório de hóspedes. A despensa, o depósito e a área de serviço foram integradas na área da cozinha, dividida por uma parede drywall. Assim resolvemos todas as necessidades domésticas sem sacrificar a iluminação natural e a espacialidade.
O refinamento desta casa foi feito sem necessariamente utilizar recursos caros, mas pelo uso de uma paleta reduzida de materiais naturais ao invés de produtos industriais. Investimos também em espaços de qualidade: alturas amplas, salas integradas e o contraste entre as vistas imediatas e distantes em relação ao contexto geográfico.