-
Arquitetos: Valor - Llimos
- Área: 3800 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Lluís Sans
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está situado num terreno que é limitado com a "via verde" do antigo traçado da ferroviária Girona-Olot e conta com um pequeno bosque de alto valor ambiental, cuja conservação condiciona todo o projeto.
Por isso, o edifício é colocado em paralelo ao limite norte do terreno, se afastando do bosque e aumentando a entrada de luz solar, ao tempo que abre as vistas para a "via verde".
O volume edificado é articulado em dois corpos: um de três pavimentos que contém as salas de aula e outro no térreo que contém os espaços não docentes (refeitório, cozinha, vestiários e ginásio). Os volumes estão conectados através do vestíbulo e de uma grande galeria que conduz às pistas desportivas mediante uma rampa.
As salas infantis estão situadas no térreo, em relação com seu próprio pátio separado do resto. As salas genéricas de educação primária são situadas no primeiro e segundo pavimento orientadas para o sul, enquanto que as específicas estão ao norte.
Esta implantação favorece a captação solar no inverno e a ventilação cruzada no verão, e evita a sombra dos volumes edificados sobre pistas e áreas de diversão. Mesmo assim, a fachada das salas é protegida mediante uma pele independente de chapa perfurada de altura dupla, que faz com que o edifício tenha um comportamento climático ótimo durante os meses mais quentes do ano.
A encomenda pedia o uso de materiais pré-fabricados para reduzir os planos de execução. Por estes motivos foram utilizados os seguintes sistemas construtivos: estrutura de aço, painel de concreto pré-fabricado nas fachadas da rua, elementos opacos e painel sanduíche nas fachadas com aberturas.