-
Arquitetos: taller 9s arquitectes
- Área: 1059 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reabilitação integral de dois curtumes no bairro Rec, uma área industrial localizada ao sul de Igualada, formado por curtumes antigos, modestas arquitetura sem um valor de patrimônio excepcional, mas de grande importância para a cidade do ponto de vista da memória histórica.
A estrutura do projeto é uma operação estratégica urbana olhando para reforçar os seus bens patrimoniais. O projeto é o primeiro passo da intervenção, com o objetivo de criar um espaço para a divulgação de bronzeamento no século XXI.
A reabilitação dos curtumes não se coloca como a simples recuperação de um edifício isolado, desconectado de seus arredores, mas de um ponto de vista funcional, completa o Museu de Couro contíguo e oferece um futuro pólo de atração turística da cidade.
É projetado um "edifício-porta", que tanto a partir de permeabilidade física, bem como no programa e layout, gera um percurso museográfico que faz com que o próprio espaço urbano participe. Por sua vez, este se abre ao Rec para que o novo equipamento exerça sua função catalisadora na recuperação deste bairro.
O projeto tem como objetivo qualificar o edifício em seu exterior, para conservar em seu interior os elementos de construção existentes e o conjunto de paredes como eles foi encontrado. As fachadas são restauradas ao seu estado original: o tamanho e o ritmo de abertura são recuperados, e são colocadas novas marcenarias e venezianas de madeira. Aposta-se num cromatismo duplo, com as cores do bairro, que enaltece os dois edifícios.
Dentro das soluções construtivas, reforços e "feridas" existentes nas paredes são respeitados ... A história da fábrica está expressa no interior, e neste sentido, a intervenção preserva essa memória evitando mascarar, raspar ou polir... A intervenção na estrutura existente é mínima, aproveitando ao máximo todos os elementos, reforçando-os, se necessário, com soluções simples e econômicas.
De acordo com este objetivo, é estudado em pormenor o funcionamento de todos os elementos para encontrar a solução ótima para cada um. Os reforços são mostrados como uma outra fase da transformação funcional do edifício e os reforços existentes não estão ocultos ou disfarçados.