-
Arquitetos: Carvalho Araújo
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hugo Carvalho Araújo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa localiza-se num terreno íngreme, no limite da aldeia, com uma vista privilegiada sobre a Serra d’Arga. A construção ocupa o espaço da ruína existente no terreno.
Há imagens incontornáveis das aldeias e propriedades rurais que retemos desde sempre. A primeira imagem que associamos ao terreno e ao lugar é a dos tanques de água: comunitários ou privados, serviam para lavar, para abastecer água ou até para as brincadeiras de criança mais ou menos ilícitas. Acima de tudo funcionavam como um importante ponto de encontro, de trabalho e de vida em comunidade.
A habitação é composta por um volume em concreto que alberga a piscina e que se eleva do solo, permitindo agregar o programa na parte inferior, reforçando a ideia de abrigo. A piscina assume especial relevância no desenho, procurando na sua relação com o terreno a imagem dos antigos tanques. O programa é composto por uma sala/cozinha, um quarto e uma casa de banho, que se organizam em torno de um pátio interior que assegura a iluminação e ventilação dos espaços.