- Área: 320 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Lorena Darquea
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa VGA está num dos pontos mais altos de Tijuana. Um esquema em 'C' quebrado pelo declive natural do terreno, se adapta a este, ao priorizar as melhores orientações e eludir as vistas para as futuras construções vizinhas.
Os três níveis resultantes estão unidos por um eixo de circulação vertical, que funciona como uma das principais fontes de luz natural na casa. O subsolo, que abriga uma área de entretenimento, acessado por dentro e por fora da casa, funciona como um embasamento para os dois níveis consequentes. A cobertura deste mesmo gera um terraço aberto ao noroeste, onde existem vistas panorâmicas de Tijuana e San Diego.
Sua estrutura é um híbrido de paredes portantes cortadas horizontalmente pela estrutura metálica aparente que atravessa a casa de lado a lado. Permitindo grandes aberturas que conectam o interior com o pátio e o terraço no nível social. Esta permeabilidade contrasta com uma fachada frontal hermética que isola a vida do habitante da atividade da rua.