-
Arquitetos: gmp Architects
- Área: 136540 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Christian Gahl
Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga Concessão Francesa no coração de Xangai é conhecida por seu típico desenvolvimento retilíneo - o Li Long. Li significa bairro e Long se refere às ruas retilíneas que separam os edifícios. Esta morfologia urbana, típica de Xangai, cria espaços urbanos estreitos e íntimos.
O projeto para o SOHO Fuxing Lu, um bairro urbano com restaurantes, lojas e escritórios destinados principalmente a empresas jovens, adota a escala e a orientação dos blocos vizinhos, integra edifícios históricos existentes e, desta maneira, se soma à importante cena urbana no centro da cidade utilizando a estrutura de desenvolvimento urbano existente.
O conjunto consiste de nove bloco de edifícios com coberturas inclinadas em orientação leste-oeste, além de um arranha-céu que proporciona uma referência na paisagem urbana.
Dentro do projeto, um entramado de caminhos e pequenas paisagens convergem no espaço público central onde encontram-se os restaurantes. Um acesso circular marca a entrada às instalações comerciais no subterrâneo e ao metrô. As fachadas e coberturas foram revestidas com tiras de pedras claras de diferentes tamanhos. O metal cinza escuro que sustenta o vidro na fachada contrasta com estas tiras.
O padrão abstrato da fachada e a omissão de qualquer referência histórica gera um foco urbano do projeto no centro da cidade. Por fim, o projeto obteve a certificação LEED Gold.