- Ano: 2015
-
Fotografias:Stijn Bollaert
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma paisagem onde cada pequena vila pode ser identificada pela silhueta de sua própria torre de igreja, Nieuw-Bergen não possuía um marco tão claro. Recentemente, essa necessidade foi concedida, ao realizar um edifício de referência que faz parte do plano de renovação da aldeia. Este "Marco" é o cerne do plano e marca o mercado como um espaço coletivo claro, central. A torre pública oferece vistas sobre a reserva natural circundante. É uma combinação entre uma torre alta e abstrata com uma base baixa. Ela acomoda uma escola de restauração, um bar/restaurante, um recurso acessível que atende a necessidade de um local de encontro central na pequena vila.
A estrutura foi revestida com uma combinação de tijolos verdes e vermelhos. A torre se inspira no cobogó brasileiro, com pequenas aberturas, para deixar a luz brilhar através da noite e, assim, cumprir a sua posição como um farol. A intenção do projeto é otimista: destina-se para ser acessível e palpável. Para alcançar este objetivo, o edifício é concebido como um pequeno objeto: abstrato de longe e marcante sobre uma posição mais próxima.
A base decorada, tem a aparência de uma casa, em linha com a intimidade dos edifícios circundantes que formam a praça. O edifício é firme e claro, e desempenha um papel como um emblema para esta aldeia. Ao mesmo tempo, constitui uma ilustração desta ambição feroz, porque a aparência monolítica em vários lugares é apresentada como "kleidung". Uma ambivalência enfática, que é abordada entre os mundos da Rossi e Venturi.
Monadnock estudou - e foi influenciado pela tipologia dos edifícios históricos de comércio holandeses. Estes edifícios de proporções curiosas podem ser encontrados ao lado das praças em cidades medievais holandesas - uma busca na formulação do estatuto ambivalente deste edifício: como o edifício não é uma igreja, nem a prefeitura, mas uma representação esperada do coletivo. O programa de interiores será uma combinação de público e comercial.