-
Arquitetos: IROJE Architects & Planners
- Área: 2340 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pindu é uma pequena cidade de 1,5 milhões de habitantes e 3000 anos de história. Situada na periferia norte de Qingdao, a cidade experimentou recentemente uma rápida urbanização. Os escritórios do governo foram movidos da área central para a nova área da cidade e o plano diretor para o desenvolvimento das antigas ruas principais começou a ser executado.
As pessoas esperavam se encontrar com relíquias milenares da história da cidade, mas, por desgraça, perceberam que os departamentos governamentais construídos no local arruinaram todas elas. No entanto, por sorte, os antigos mapas mostram que os antigos caminhos ainda são utilizados. Baseados nisto, o plano diretor estabeleceu a restauração urbana centrada nos mapas com o nome de "Plano de Renovação da Área Histórica de Pingdu".
O Grupo Vanke, responsável pelo plano de renovação, pediu para redesenhar o primeiro edifício a fim de ser utilizado como um centro cultural de habitação para as relações públicas do projeto. A implantação da obra forma parte de um terreno com densos bosques seculares e um pequeno anexo da prefeitura, que será preservado. Assim, o novo edifício deveria ser construído num terreno vazio. O problema era reconectar este novo edifício desde a rodovia para que os cidadãos possam reconhecê-lo. Para isto, a estrutura de concreto foi instalada na linha divisória da via, criando uma galeria e gerando o acesso ao centro. No entanto, todas estas estruturas não são mais do que uma ferramenta que define os limites espaciais dos charmosos bosques ao redor do projeto, que não existe em termos de conceito arquitetônico.