- Ano: 2015
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Fotografias:Kate Joyce Studios
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Fabricantes: Duo-Gard, Kenall Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Cermak-McCormick Place, inaugurada em 2015, abriga o maior centro de convenções dos Estados Unidos e a sede do Departamento de Trânsito de Chicago (CTA, sua sigla em inglês). O projeto, composto por um tubo repleto de luz que cobre a plataforma proporciona uma experiência atrativa e divertida para os usuários e transeuntes. É o resultado de um trabalho criativo dentro de uma série de limitações: prazo curto, orçamento modesto e nenhuma suspensão de serviços. As linhas férreas não poderiam ser movidas, e como resultado, plataformas com 4,5 m de largura deveriam servir trens em uma comunidade com crescimento populacional e aumento do uso do transporte. Além disto, o cliente queria que a estação servisse como uma porte de entrada icônica para um grande número de visitantes em sua primeira vez em Chicago.
O Tubo
A solução de projeto para a estação era o desenvolvimento de um tubo por sobre a Cermak Road, onde está mais visível ao público. Posicionar trens por sobre a Cermak Road significa permitir vistas para a Chinatown, para McCormick Place e o skyline de Chicago. O tubo composto de policarbonato e de painéis metálicos perfurados realiza diversas funções: proporciona proteção para o vento e chuva e atua como uma plataforma sem barreiras, posicionando materiais fora do alcance de vândalos e cria uma estação fácil de identificar à distância.
Os painéis que compõem o tubo conferem luz, vistas diretas e sutilmente relembra passageiros da direção de sua viagem. O policarbonato translúcido é instalado diretamente por sobre a plataforma, enquanto que os painéis metálicos perfurados alinham as laterais do tubo. Quatro padrões de perfuração são usados, nenhuma delas com mais de um 23% de área aberta. Contra-intuitivamente, materiais perfurados desviar o ar se a porcentagem de área aberta é baixa. A porcentagem de espaço aberto dos painéis utilizados na estação é bastante efetiva para as velocidades de vento tradicionais de Chicago, com aberturas em diâmetros que variam de 1/8" a 1/4". As densidades dos furos e seus tamanhos maximizam as vistas da Cermak Road com uma padronagem em forma de espirais, que visualmente ecoam o movimento dos trens.
Materiais
Vidro, policarbonato e os painéis metálicos são utilizados para maximizar as vistas e a iluminação natural dentro da estação. Para facilitar a manutenção e durabilidade, elementos de alvenaria e granito são utilizadas nas paredes internas e pisos.
História da Estação (adaptada de www.Chicago-L.org)
A Estação da 22ª Rua (renomeada Cermak Road) foi uma das primeiras dez "L", os antigos bondes em trilhos elevados. A Estação original com duas plataformas, construída em 1892 servia os passageiros dos trens a vapor. Em 1907 uma terceira linha para serviços expressos foi acrescentada e foi construído um mezanino.
Ao longo de sua trajetória, a Estação Cermak servia residentes e um pequeno distrito comercial de vizinhança, mas nos anos 60 começou a decair. A estação foi fechada em 1977 e demolido em seguida. O fechamento criou um intervalo de quase quilômetros entre a estação da Green Line na Roosevelt Road e a 35ª Rua.
Entorno
O entorno da nova estação é lar para o Centro de Convenção de McCormick Place, Chinatown e Raymond Hilliard Homes de Bertrand Goldberg. Localizado a menos de três milhas do distrito central de Chicago, é uma área que está presenciando um desenvolvimento recente, como uma arena e alguns hotéis. Com a nova estação, a distância entre a Estação 'L' mais próxima e o campus do centro de Convenções era de mais de 800 metros, distância esta que foi reduzida a metade.