-
Arquitetos: ARCHSTUDIO
- Área: 293 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza em uma famosa rua de Pequim, chamada de Liulichang, e originalmente era uma livraria que vendia pinturas chinesas, publicações com caligrafia à mão e livros antigos. Esta livraria apresentava uma arquitetura "pseudo-clássica", construída nos anos 1980, e contava com dois pavimentos de altura e um porão. Na era da informação que vivemos, este modelo antigo de livraria não atraía mais os leitores. A questão era como atualizar o tradicional estabelecimento. O novo projeto busca misturar dois programas: a livraria com um café, atraindo um maior número de leitores.
Buscando transformar a imagem pesada e rígida das livrarias tradicionais, o novo projeto faz uso de prateleiras metálicas leves para integrar melhor as diferentes funções que acontecem no espaço. Baseado na organização original do edifício, o interior apresenta uma estrutura espacial em forma de anel: a área central é um espaço ilhado cercado por paredes de prateleiras metálicas. Painéis de vidro podem alterar o nível de transparência interna e externa, tornando os ambientes mais versáteis.
As estantes metálicas empregam ´sólidas barras de ferro de 1cm² de seção como apoios verticais, e elementos metálicos de 1cm x 30cm para as prateleiras. O uso de vegetação entre as prateleiras proporciona aos leitores a sensação de estar em meio à natureza e, ao mesmo tempo, ajustam o microclima interno. A livraria-café se tornará um novo local de lazer para o público. Ocupando calmamente o espaço interno, as pessoas coexistem com o café, com os livros e com as plantas.