O escritório ZAAD Studio uniu esforços ao Challenge Studio para propor uma nova tipologia residencial em Mashhad, Irã. A torre de 40 mil metros quadrados foi projetada de modo a incorporar estratégias passivas de energia e emular a "sensação de uma pequena cidade". Sua forma distinta, baseada na ideia de "projetar o vazio", é o resultado do desejo de trocar programa construído por espaços verdes que fortalecerão a interação entre os habitantes.
Dos arquitetos: A Vandad Ecologic Tower foi comissionada por um abastado empreendedor da cidade de Mashhad, no Irã. Originário de uma cidade pequena, o empreendedor exigiu que as Vandad Ecologic Towers deveriam incorporar elementos do estilo de vida das cidades pequenas em seu projeto.
Analisando os problemas gerais do planejamento urbano e dos projetos arquitetônicos que influenciaram diretamente a vida na cidade moderna, esta proposta busca identificar e incorporar os atributos de um estilo de vida mais sustentável, ambientalmente consciente e cívico, reintroduzindo um sentido de identidade no paradigma urbano moderno. O projeto investe na esfera comunitária e no ambiente natural e, incentivando a intercomunicação através de uma rede de espaços verdes compartilhados, busca elevar a qualidade de vida dos cidadãos.
A estratégia de concepção se baseia na ideia de projetar o vazio - o espaço subtraído é literalmente uma adição de espaços verdes compartilhados que promovem a interação e a comunicação. Este método de subtração cria um vale de vegetação entre as duas torres adjacentes: o aclive do jardim em uma delas enriquece as vistas da outra torre. Uma fachada externa austera delimita a proposta no contexto urbano, respeitando o skyline, ao passo que o interior do edifício se divide em uma rede de micro-espaços interconectados resultando não em uma cidade vertical, mas em uma vila vertical.
Arquitetos
Cliente
M. BaghashaniÁrea
40.000m²Fotografias
ZAAD Studio; Challenge Studio