- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. O chamado Muziekpaleis é um esforço espetacular. A primeira vez que soubemos sobre o projeto dificilmente poderíamos acreditar em sua radicalidade. O projeto faz parte da renovação da área da estação. A ideia era construir um edifício com 4 salas de música em cima da sala de concertos existente Vredenburg. Isso significaria demolir parcialmente a obra-prima de Hertzberger! Também reuniria grupos totalmente diferentes de destinatários num prédio: além do salão da sinfonia, o complexo contará com uma sala para 2000 pessoas dedicada à música pop, um salão de jazz, um espaço para música de câmara e a chamada Crossoverzaal. Estes "biótopos foram desenvolvidos por quatro arquitetos diferentes dentro do plano diretor feito por Architectuurstudio HH. De certa forma, é uma 'vitrine' super dimensionada contendo "edifícios" empilhados: Urbanismo 3D!
A Crossoverzaal irá servir como um corredor independente que pode ser utilizado para uma vasta gama de funções: festas de dança, stand-up comedy, desfiles de moda, apresentações de produtos, congressos. Mas também pode funcionar como uma "válvula de segurança", para quando as outras salas não tiverem capacidade para determinados eventos. Este biótopo inclui um amplo hall de entrada e uma sala flexível, com um piso plano. Ele não tem um palco fixo ou estar fixo. A configuração básica contém 400 lugares, mas pode conter até um máximo de 600 pessoas. A proximidade dos vestiários e áreas de bastidores permite inúmeros arranjos.
O Hall em si é uma caixa. As varandas e galerias estão conectadas a ele de uma forma irregular, com protuberâncias fora do volume principal. O projeto convida a um uso "dinâmico" do biótopo, gerando uma rota de aventuras e exclusividade. O hall de entrada está suspenso sob o mesmo.
O ponto de partida é o princípio caixa dentro de uma caixa. A cavidade acústica entre a camada interna e externa é ampliada localmente para se ajustar à infraestrutura dos edifícios e de programas adicionais.
A ideia central é se conectar. A Crossoverzaal se conecta com as outras salas, e se estende em todas as direções, criando uma espécie de estrela. A entrada principal está acima da sala pop. Uma das varandas cria um link direto para a sala de jazz. O foyer do Crossoverzaal e câmara do salão de música pode ser conectado em um espaço. Um tentáculo conecta ao telhado para permitir que a luz do dia entre no salão, gerando uma qualidade ambiental ótima para o uso diário. Por fim, os outros dois braços, contendo um bar e uma varanda, estão nas fachadas e se abrem para uma vista espetacular sobre a cidade.