-
Arquitetos: Möhn + Bouman
- Área: 4800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Sarah Blee
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro residencial de dois pavimentos e 110 metros de comprimento para pessoas com deficiência mental, levou em consideração a estrutura arbórea pré-existente no terreno. A forma de zig-zag resultante divide visualmente o edifício em áreas menores, próximas da escala humana, evitando a percepção pesada de uma instituição.
Elevando-se lentamente entre as árvores, uma estrutura de passarelas de madeira dá acesso às residências do primeiro piso. Cada grupo de habitações tem sua própria entrada.
As entradas contam com bancos integrados para se sentar, que marcam a transição entre exterior e interior. Estes espaços convidam os residentes a interagirem com os outros.
Os materiais do edifício refletem o ambiente rural das zonas úmidas holandesas e fornecem experiências sensoriais ricas. O tapume de madeira escura das fachadas estão em forte contraste com os caixilhos brancos. Tradicionalmente, devido ao clima nublado, este contraste tem sido usado muitas vezes para iluminar fachadas. Os telhados de duas águas enfatizam a associação com casas tradicionais, levando-a ainda mais longe de uma imagem institucional.
Ao usar madeira, isolamento natural, juntamente com células solares e aquecimento geotérmico, o edifício é totalmente ecológico.