-
Arquitetos: García Bueno Arquitectos, Suárez Corchete; Fernando Suárez Corchete, Antonio García Bueno, Lorenzo Muro Álvarez
- Área: 3069 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Escola Simon Fuentes fica fora do tecido urbano, ao norte de Carboneras, na Espanha. O seu acesso principal fica em uma avenida que serpenteia as colinas numa paisagem desértica e montanhosa, característica da província de Almeria. Junto com outro edifício educacional, são os únicos edifícios construídos nesta área da cidade.
A escola fica em uma área plana de um terreno elevado, na encosta, e sua área é menor do que o espaço necessário para abrigar o seu programa de necessidades, além de ser um terreno bastante sombreado pela encosta. Isso fez com que a implementação fosse racionalizada. Elevamos a fachada principal para receber mais luz solar, e na área sombreada colocamos as atividades esportivas.
A imagem exterior do edifício é de um edifício público com uma linguagem contemporânea, combinando materiais tradicionais da arquitetura mediterrânea com sistemas de eficiência energética atuais. As salas de aula ficam em torno de uma área de esportes coberta, em forma de L, com uma volumetria claramente reconhecível para quem vê de fora, tanto os estudantes quanto os moradores da vizinhança: paredes de tijolos brancos aparentes com barras verticais de alumínio amarelo. Estes dois materiais resolvem todos os encontros entre os vários usos.
A ala transversal do piso térreo, com ótima orientação para receber o máximo de luz solar, contém duas fileiras de salas de aula infantis. Na ala longitudinal, estão as salas administrativas e as áreas comuns. No primeiro pavimento, estão as salas de aula da educação primária. A entrada principal, ao final da rampa, permite organizar as outras circulações internas, guiando facilmente quem entra à varanda, sala de ginástica e área de lazer externa. Os espaços ao ar livre são cobertos, para uma melhor e maior utilização no verão.