-
Arquitetos: Luis Vidal + Arquitectos
- Área: 67132 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Xavi Duran
-
Fabricantes: RIVENTI
As Origens
Para satisfazer uma população em constante crescimento, o único hospital público de Ibiza precisava de uma reforma de atualização e expansão sob a circunstância que as premissas existentes precisavam se manter completamente em funcionamento durante a duração das obras, que necessitavam planejamento cuidadoso.
Arquitetura curativa e estrutura
Can Misses faz parte de uma nova geração de edifícios de saúde baseados na arquitetura da cura enquanto introduz uma nova tipologia de hospitais: os 'hospitais aeroporto', desenvolvidos por LVA após sua experiência ao projetar aeroportos, como o Aeroporto de Zaragoza ou o novo Terminal 2, do Aeroporto de Heathrow.
O objetivo da arquitetura da cura é garantir o bem estar do paciente através de estudos cuidadosos de aspectos combinados, incluindo a presença de luz natural, o efeito positivo dos jardins terapêuticos, os sons e claro, o uso das cores e seus efeitos psicológicos, considerando elas uma fonte de energia que pode ter uma consequência direta nos pacientes.
Esta abordagem que reduz o estresse e a ansiedade dos pacientes e melhora a experiência dos visitantes é aprimorada pelo conceito de "hospital-aeroporto", baseado em uma circulação otimizada, organogramas e conexões visuais melhoradas pelo uso da cor.
Após uma pesquisa e estudos nos diferentes fluxos de pacientes, famílias, doutores a privacidade dos pacientes foi melhorada, incluindo a proximidade com as unidades médicas, área de emergência e UTI.
O uso de cores primárias fortes e seus tons derivados é um dos recursos mais reconhecíveis da arquitetura de LVA para enfatizar legibilidade, destacar certas formas de organização e, ao mesmo tempo, criar um ambiente acolhedor com um sentimento de lugar.
Integração ao contexto
Um hospital com um senso de lugar concebido para simular a arquitetura tradicional de Ibiza. Desta forma, o branco é a cor predominante, enquanto nas paredes espessas e as fachadas possuem aberturas bem compostas.
Patrimônio Cultural
Também havia um sítio histórico no terreno, que foi preservado e incorporado ao projeto.
Responsabilidade ambiental
Planejado com critérios sustentáveis de energia, a vegetação é espacialmente introduzida no hospital, assim como luz e ventilação natural.