-
Arquitetos: Meier + Associés Architectes
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta ponte de 450 metros cria um efeito sobre sua paisagem circundante que não é nada trivial. Mesmo há poucos metros do chão, o impacto deste grande objeto é significativo. Assim como a "arquitetura vertical" de um arranha-céu interage com o seu perfil urbano, a "arquitetura horizontal" da ponte interage com a terra. Neste caso, a terra compreende campos heterogêneos: uma estrada, uma via férrea, aterros, um canal e um rio.
A Ponte do Rio Ródano é um objeto de um contínuo que reflete a distribuição de diferentes cargas estáticas. Esta unidade da forma "avança" sobre irregularidades no terreno e interage logicamente com a localização, aumentando progressivamente a sua extensão em linha com o princípio matemático de curvas harmônicas. Os 74 metros necessários para atravessar o rio são integrados neste lógica quase matemática, em que a carga máxima funde "naturalmente" em toda a estrutura, sem esforço visual perceptível. A cor do concreto a partir do qual a ponte é construída cria uma "linha vermelha" através da paisagem.
A forma da pista foi derivada de um desejo de combinar a curva de momentos com a forma, onde as faces biseladas refletem a alteração da extensão. A estrutura é concebida como um escudo que reflete as diferentes cargas estáticas que captam o vão de formas distintas. Os pontos de apoio seguem um princípio semelhante, com o seu design em forma de V, e uma forma angular que é repetitiva e progressiva. Por último, os dois pilares que marcam cada extremidade da ponte, bem como os pontos de ancoragem e retornos, são um pouco como "mãos abertas" nas quais a via repousa.