- Área: 126000 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um voraz desenvolvimento industrial modificou fortemente a paisagem rústica do vale, com uma grande quantidade de depósitos e galpões. Nos acostumamos a associar refinarias com desolação.
Tubos de grandes espessuras serpenteiam o vale até seus terminais na baía. Um fundo árido envolve toda a atividade fabril. Montanhas austeras, paisagem desértica, uma natureza hostil.
Os edifícios de serviços, escritórios e funcionários, servem como fachada e fechamento fabril. O muro de pedra de contundência visual, unifica as diversas funções, e serve de amortecimento bioclimático do forte sol do oeste do Valle de Escombreras.
Os escritórios se abrem ao exterior, uma horta de pés de limão as separa das instalações fabris.
O edifício que projetamos, resolve o programa de necessidades administrativas e técnicas da fábrica, além das necessidades geradas pelos funcionários. Os interiores são serenamente expressivos.
As três funções requeridas: técnica, administrativa e o complemento higiênico, são dispostas em U, ao redor de um pátio/praça, aberto para o sul.
Esta depressão do pátio, origina rampas para os acessos e gera plataformas com diferentes inclinações, provocando geometrias irregulares onde estão dispostos os jardins e um pequeno espelho d'água.