- Área: 500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: Acor
Descrição enviada pela equipe de projeto. 2+2+2 é muito mais do que somente 6.
A residência está localizada em um terreno inclinado com uma paisagem de horizonte longínquo composto pela montanha a oeste de Madri vista desde Camarines. No nível do solo não parece nada interessante porém, a medida que nos elevamos, a paisagem urbana torna-se mais nítida completando-se através de uma visão panorâmica de parte da montanha à oeste.
Decide-se por uma residência vertical onde os espaços públicos da casa estarão na parte mais alta, para poder emoldurar e desfrutar destas estupendas vistas. Um olho sobre Madri.
Cumprindo as condições que a normativa nos exige trabalha-se com uma planta quadrada de 12x12m que se divide em quatro quadrados de 6x6m. Seguindo estes traços, elevam-se os planos do solo, quadrado a quadrado, com um simples movimento helicoidal. Estes espaços são de pé-direto duplo intersectando-se para produzir uma diagonalidade também helicoidal. O resultado traduz bem esse '2+2+2 são muito mais do que somente 6' frase que encabeça a proposta.
Na história da arquitetura, Adolf Loos projetou o Raumplan como uma sequência de espaços diferentes frente ao espaço contínuo e transparente um pouco antes de que o Movimento Moderno o tornasse seu carro-chefe. A residência possui muito deste Raumplan.
Emprega-se o mecanismo espacial do Raumplan com espaços duplos em espiral. Cada um dos espaços duplos estão conectados deslocando-se verticalmente de maneira que se cria um espaço diagonal.
Se girarmos a estrutura a 90 graus e a conectarmos com os outros dois espaços duplos, e se seguimos ascendendo voltando a girar outros 90 graus, cria-se uma estrutura espacial surpreendente: a conexão entre os três espaços diagonais em espiral, como se fosse um saca-rolhas.
A residência foi construída como se fosse um instrumento musical, abrindo os orifícios convenientes para que a luz entre a fim de afinar o instrumento, utilizando o movimento da luz solar ao longo de todo o dia.
Os terraços serão especialmente belos, onde flores de jasmim e videiras emolduram com grandes aberturas horizontais esta paisagem singular de Madri. Também emolduram-se com vegetação os pórticos que delimitam o interior em direção ao jardim.