![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/3380/e58e/ced7/3100/0038/medium_jpg/8868.jpg?1441411961)
- Área: 309 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Eglo
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/338b/e58e/ce8a/a400/0036/medium_jpg/9068.jpg?1441411971)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é uma estrutura da modernidade com uma fachada própria da era da informação. Trata-se de um experimento no qual se expressa o caráter amorfo, aleatório e destoante dessa era. A análise subjetiva entra em acordo com decisões racionais para reduzir o uso de energia através da ventilação natural.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/33a4/e58e/ce8a/a400/0037/medium_jpg/9155.jpg?1441411996)
O objetivo principal desta casa é proporcionar um lugar cômodo para o arquiteto e sua família aposentada. Incorporam-se na proposta muito ar e muita luz aproveitando as vantagens da relação interior/exterior neste clima tropical. A ventilação natural implementada procura reduzir ao mínimo o uso do ar-condicionado, e para isto abre-se uma grande parte das fachadas exteriores para que a brisa flua através das aberturas.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/34b9/e58e/ced7/3100/003f/medium_jpg/Floor_Plans.jpg?1441412255)
As casas coloniais francesas como as primeiras modernistas no Vietnã, possuíam extensas aberturas na parte superior e nas fachadas exteriores de cada um dos seus pavimentos, utilizando também ventiladores para mover o ar através destas aberturas. Entretanto, a grande maioria das casas construídas em Vietnã durante as últimas duas décadas foram feitas mais fechadas, como cavernas, devido a redução de custos com ar-condicionado.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/3416/e58e/ce8a/a400/003b/newsletter/9314.jpg?1441412110)
A residência conta com persianas de vidro nas coberturas superiores e nas paredes divisórias no interior que permitem a ventilação por toda a casa e também pela abertura das escadas. As persianas podem ser fechadas para permitir o uso do ar-condicionado se for preciso, mas na prática, resulta desnecessário já que a brisa desloca-se através da casa constantemente.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/343c/e58e/ce8a/a400/003d/medium_jpg/9515.jpg?1441412149)
Portas e janelas permanecem abertas durante o dia na maioria das casas vietnamitas para deixar fluir a ventilação, porém a noite devem ser fechadas por motivos de segurança. A maioria das casas dispõe de grelhas de metal ou telas no interior das portas e janelas. Nesta casa a grelha de metal envolve todo o exterior da casa e por isso, as janelas podem permanecer abertas todo o tempo, se esse for o desejo dos proprietários. O efeito causado é como viver em uma gaiola de passarinho, e não como numa cela de prisão. As telas de metal fora das varandas se estendem para integrá-las ao espaço das habitações.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/34c5/e58e/ced7/3100/0040/newsletter/Section_copy.jpg?1441412287)
As varandas são muito comuns nas casas vietnamitas, quase sempre retangulares e de 1 metro de largura, com capacidade para uma ou duas cadeiras. As portas e janelas exteriores desta casa se estendem em diferentes ângulos e permitem colocar mesas e cadeiras no espaço dos 3 metros resultantes.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/33c8/e58e/ced7/3100/003b/medium_jpg/9240.jpg?1441412032)
Esta combinação de varandas estendidas em cada pavimento, assim como as telas de segurança em metal oferece oportunidades para uma arquitetura que vai mais além das modernidade. O arquiteto respeita o estilo modernista das casas desenhadas pelos arquitetos modernistas vietnamitas nos últimos 80 anos. Eles continuam experimentando através de composições abstratas de linhas, padrões, materiais, texturas, cores, formas e volumes. Porém, estas composições que quase sempre conservam-se ortogonais, nesta casa não o são.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/33ec/e58e/ced7/3100/003c/newsletter/9285.jpg?1441412069)
Os limites angulares das varandas com um recuo sucessivo de um metro em cada pavimento, obriga a rede de metal a deformar-se como uma cascata em descenso pelos quatro pavimentos da casa. Esta deformação e o padrão utilizado nas barras de aço transversais são a expressão da aleatoriedade, enquanto a estratificação das telas contra as varandas e as estantes de luz exemplificam a dissonância da era informática. A complexidade de tal era se expressa, portanto, em um conceito simples.
![](https://images.adsttc.com/media/images/55ea/3458/e58e/ce8a/a400/003e/medium_jpg/9523.jpg?1441412175)