- Área: 93624 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Alexander Potiomkin, Javier Sandoval
-
Fabricantes: Musco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estádio Sonora se distingue por apresentar-se como um elemento iconográfico da região representado o caráter do El Colorado, localizado na Reserva da Biosfera 'El Pinacate' que detém a força necessária para fazer do Estádio um elemento de identidade para a cidade e seus habitantes. Este é o primeiro edifício e peça-chave para o novo desenvolvimento urbano 'Puerta Oeste' na cidade de Hermosillo.
O Estádio foi desenhado sob os padrões de qualidade de grandes ligas e durante seu processo criativo foi aprovado pela diretoria dos Diamond Backs do Arizona e representantes de MLB. A estrutura interior do campo de jogos foi desenhada, construída e supervisionada de acordo com as normas internacionais e materiais de alta tecnologia abaixo da superfície do campo. Areia, cascalho, argila, grama, esgotos, irrigação e um traço milimétrico nas suas inclinações e superfícies criam as condições ideais para a atividade desportiva do Beisebol do mais alto nível.
O estádio Sonora encontra-se localizado na porta oeste da cidade de Hermosillo, no estado de Sonora. O edifício conta com uma capacidade para 16 mil espectadores com acessibilidade total para pessoas com capacidades especiais, assentos de polipropileno e de alumínio de alta resistência em arquibancadas e um desenho de fluxos e direções que permitem sua evacuação em um tempo aproximado de 15 minutos.
Graças à estas características o Estádio Sonora possui a capacidade para realizar eventos de nível internacional como a Série do Caribe, o Clássico Mundial ou poder receber equipes de grandes ligas em jogos de exibição. O Estádio Sonora é o primeiro estádio de beisebol de nova geração do país, com características que lhe outorgam uma qualidade a nível internacional.
O edifício se define por um só gesto envolvente que desde a base constrói a geometria do estádio, abrigando no seu interior o campo o qual é delimitado por um perímetro de taludes que surgem desde a terra. Estes constroem os interiores do estádio acompanhados de um paisagismo que delineiam o entorno entre volumes, gerando acessos e caminhos pedonais que dirigem ao interior do edifício.
Como resultado do seu desenho, o Estádio Sonora permite uma completa visibilidade em direção ao campo desde o nível do hall de entrada, de forma que ao ingressar ou deslocar-se no seu interior é possível seguir de perto a ação e desenvolvimento do jogo a todo o momento.
O edifício principal conta com palcos privados e uma área de eventos desde onde é possível contemplar o skyline da cidade no horizonte. Na parte superior, o Clube da equipe local está totalmente equipado com áreas de duchas, de descanso e recreação, massagens, vestiários, academia, túnel de rebatimento, áreas de serviço, estacionamento e uma área para a imprensa.
Seu equipamento tecnológico inclui uma tela de LEDS de 17x14 metros, 6 torres de iluminação, circuito de segurança e som com um sistema periférico de capacidade envolvente, cabines para transmissão de meios e localização de câmeras de acordo com os padrões internacionais.