- Ano: 2014
-
Fotografias:Lukas Schaffhuser
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal salão antiga fábrica de máquinas de Burckhardt, na Basileia, na Suíça, tem sido usado como um espaço para eventos ao longo dos anos. Com um novo inquilino (launchlabs.ch) a estrutura também deve servir como um ambiente de trabalho multifuncional.
O objetivo é criar um espaço, oferecendo inúmeras possibilidades - coworking, estações de trabalho de escritório regulares, áreas para atividades informais e culturais, oficinas -, sendo ainda capaz de sediar eventos maiores. A principal intervenção consiste na inserção de uma instalação de madeira autônoma - uma casa dentro de uma casa.
Entre outros, ela contém a recepção e, portanto, está situada na entrada principal do salão. A fim de preservar o máximo de flexibilidade no piso térreo, a maior parte da construção é elevada e suspensa em vigas de madeira, deixando apenas o armário e uma pequena sala de reuniões no nível inferior.
Upstairs two meeting spaces, differentiated in size and orientation, form the main body of the construction. On top you can find a deck offering an area for informal meetings, pausing and laid back activities. All being closely under- neath the hall roof, usually only experienced from far.
Toda a construção foi concebida num único material: laminado de folheado de madeira serrada. A expressão da estrutura resulta diretamente das técnicas de construção aplicadas, todos os caixilhos são visíveis, o conceito compreensível.
Diferentes circunstâncias externas influenciaram o design de maneiras interessantes:
- Por causa do principal acesso ao salão ser uma porta de tamanho normal, toda a estrutura foi desenvolvida como um complemento
de peças pré-fabricadas, suficientemente pequenas para serem manipuladas à mão e facilmente montadas no local;
- Uma vez que a instalação é concebida para um espaço interior, o projeto não teve que cumprir com requisitos ambientais e limitações. Detalhes foram inventados, utilizamos mecanismos e matérias primas simples.
Assim, a casa dentro da casa recebe um caráter forte, por um lado, adaptando-se aos encantos da existente, por outro lado, emancipando-se pela sua materialização. Um elemento capaz de agregar identidade ao lugar.