A World Architecture News divulgou recentemente os vencedores de seu WAN Future Projects Awards 2015. Englobando as categorias de projetos cívicos, comerciais, educacionais, de saúde, residenciais e desenho urbano, o prêmio é um dos mais prestigiados reconhecimentos de projetos não construídos do mundo.
Entre os vencedores, o escritório OSPA, de Porto Alegre, ficou em primeiro lugar na categoria "Projetos Educacionais" com sua proposta para o Campus Igara da UFCSPA, projeto que já havia vencido um concurso nacional para escolha do melhor desenho para o campus. O projeto foi selecionado entre outros cinco finalistas internacionais pelo júri, que também concebeu uma menção ao projeto Hazel Wolf K-8, uma escola em Seattle proposta pelo escritório NAC Architecture.
"Mais que uma instituição pública, um espaço público. Esta é a premissa que norteia e baliza o desenvolvimento do projeto do novo campus da UFCSPA. Em um contexto urbano ainda em formação, o Campus Igara surge como potencial elemento articulador das relações espaciais e humanas que o circundam. Uma praça, fluída e permeável como se supõe, em contraponto a densidade volumétrica que a solução programática sugere em uma primeira abordagem", comentaram os arquitetos.
O projeto consiste em uma "extensão natural da calçada. Assim o programa se desenvolve. O espaço aberto articula as funções do Campus, muito além das atividades acadêmicas. O acesso independente, com controles independentes, aos diversos usos fomenta também a diversidade de usuários. Apenas dois edifícios elevados, com atividades exclusivas da academia, o resto é praça."
Saiba mais sobre a escolha do juri do WAN Future Projects Award aqui.
Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura - Campus Igara UFCSPA / OSPA