BPD Marignan e XTU Architects, em parceria com o SNI Group e MU Architecture, foram selecionados como vencedores do concurso Réinventer.Paris para o terreno M5A2 em Rive Gauche. A proposta, intitulada In Vivo, busca "promover a mistura social e a abertura entre os cidadãos e integrar a natureza no ambiente urbano para promover uma cidade mais justa, sustentável e resiliente." Isso ocorre através de três edifícios para humanos e um outro que receberá terrários e composteiras para os resíduos produzidos.
Os três edifícios principais - Tree House, Plant House e Algo House - abrigarão 13 mil metros quadrados de habitações para estudantes e jovens pesquisadores, 1.200 metros quadrados de espaços públicos, um café de 255 metros quadrados e mais de 2 mil metros quadrados de jardins.
Além disso, a Algo House contará com uma fachada orgânica com fotobioreagentes - painéis solares biológicos - que cultivarão culturas de algas microscópicas para pesquisas médicas.
O projeto também inclui La Paillasse, um laboratório de mil metros quadrados para residentes, empreendedores, pesquisadores, artistas e interessados em participar de processos colaborativos sob a liderança dos grupos Centre Michel Serres, Toits Vivants, Vergers Urbains, Collectif Babylone, Mon P’ti Viosinage e Le Mur.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Architects
BPD Marignan, MU Architects, XTU ArchitectsLocalização
Rue Jean Antoine de Baïf, 75013, FrançaFotografias
XTU-MU, XTU
Via XTU Architects.