- Área: 390 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Inna Kablukov
Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção de residência moderna, está cada vez mais distante da ideia de uma casa como objeto "entre quatro paredes" ou "casa-caixa". Agora o entorno pode entrar; as residências parecem expandir seus limites capturando os exteriores dentro de suas fronteiras.
Um dos métodos mais comuns para conseguir este efeito são as janelas panorâmicas, fazendo dos limites da propriedade, fronteiras implícitas. Neste projeto, a residência se relaciona com o exterior não só pela fachada envidraçada, mas também a partir dos elementos estruturais da cobertura que acentuam a envergadura do edifício criando um jogo tridimensional complexo.
Estes elementos merecem especial atenção, seu papel no edifício vai mais além de um uso estrutural, também são ornamentais, estabelecendo a base da composição artística e arquitetônica do projeto. A ideia por trás do desenho da cobertura (uma espécie de esqueleto para a cobertura) era mostrar que a beleza de uma estrutura não se limita à ornamentação. Podemos chamar este gesto de um desejo por "honestidade" no desenho.
Os elementos que transmitem a carga da cobertura às paredes são as vigas de madeira laminada pintadas de branco. A cobertura é coberta por telhas cerâmicas e placas de madeira de diversos tons. Uma das principais demandas para a casa era que contasse com uma chaminé central como protagonista. Os arquitetos conseguiram encontrar a solução para esta solicitação e projetaram a residência através do eixo gerado por esse elemento.
Em cada lado da lareira incluímos grandes janelas dobráveis que permitem que, ao abrir-las, haja uma dissolução dos limites entre interior e exterior em casos de dias de tempo quente.
Outro elemento que busca unificar o interior e o exterior é o acabamento; tijolos texturizados manualmente prestam-se tanto à fachada, quanto nas decorações internas. As paredes da residência foram feitas com blocos cerâmicos.
Quanto ao mobiliário, esse combina a qualidade dos materiais massivos e nobres, ao mesmo tempo que conserva um certo jogo entre forma, texturas e cores. O banheiro, no entanto, é mais contido; de granito sólido, nada além disso, sem distrações. A cerca transforma-se em um elemento muito colorido ao ser gerada a partir de várias pedras contidas entre duas malhas de aço.