-
Arquitetos: Marcelo Daglio Arquitectos
- Área: 3200 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: panoramah!®, Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a 200 km ao sul de Santiago, Chile, entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa, no vale de Millahue, nos encontramos dentro do empreendimento VIK, 1600 hectares de paisagens alucinantes dedicadas à criação do fascinante mundo do vinho.
O edifício está implantado no topo de uma montanha localizada em um local estratégico no vale, buscando obter dos 360 graus das maravilhosas vistas com as quais nos presenteia o empreendimento VIK destacando a Cordilheira, o vale, os vinhedos e o lago.
O partido adotado para o desenvolvimento conceitual do projeto implicou por um lado, o estudo de uma forma pura, totalmente envidraçada, com o mínimo de interrupções para atingir o máximo de vistas possível, apoiada sobre um embasamento de concreto que nos elevasse apenas da cúspide que domina o vale; e por outro, a cobertura de titânio com a singularidade de seu desenho, reinterpretando o significado do lugar (Millahue significa "lugar do ouro" em Mapuche), na tentativa de emular os perfis e formas montanhosas que o entorno oferece.
O projeto se organiza em torno de um pátio central, aos moldes de um jardim zen de contemplação ao redor do qual se dispõem as galerias de estar e conectores de distribuição.
Sobre as fachadas norte e sul localizam-se os dormitórios para hóspedes, obtendo a intimidade necessária e as melhores vistas à Cordilheira e os vinhedos, enquanto que sobre as fachadas leste e oeste, estão dispostos os espaços de uso comum: acessos, estar, galerias, biblioteca, sala de jantar e hall, permitindo, assim, contemplar, de um lado a outro do edifício, a paisagem com uma visão plena de transparências sem interrupções.
O manejo sustentável dos recursos naturais e de energias renováveis, além da incorporação das tecnologias mais avançadas, foram as preocupações constantes para o desenvolvimento do projeto.
Os materiais utilizados, como o titânio, o alumínio, o aço, o concreto e os vidros, foram selecionados com o critério de custo zero em manutenção e grande durabilidade no tempo.
Um total de 3200 m2, o qual está integrado por 22 residências, espaços de uso comum inerentes a um hotel 7 estrelas, um centro de tratamento do mais alto nível e uma magnífica piscina com borda infinita ao pôr do sol, são parte do programa de arquitetura.