-
Arquitetos: Massimo Adario
- Área: 5600 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Anna Positano
-
Fabricantes: Faram
Descrição enviada pela equipe de projeto. A companhia de impressão abriu pela primeira vez nos anos 60. O primeiro edifício data do ano de 1992 e estava dedicado à impressão offset para a produção de material editorial e publicitário.
A ampliação deste primeiro edifício deu lugar à configuração do complexo, uma agregação de volumes de distintos tamanhos, cada um destes dedicado a uma função diferente.
Outros quatro edifícios - novos escritórios, novo depósito para papéis, uma nova área dedica à impressão offset e uma área de armazenagem de tintas - foram adicionados aos existentes - um dedicado a serviços para os trabalhadores e pré-impressão, e outro à impressão digital e armazenamento do produto final.
Respondendo ao processo de impressão industrial, altamente organizado e planejado, o complexo está racionalmente construído seguindo uma base modular de 2,40 x 6,00 metros, repetida e utilizada em duas configurações diferentes: Configuração vertical, em concreto armado; para o edifício existente e o armazém de papel; e em vidro e malha metálica para os escritórios. Configuração horizontal: em concreto, para a nova zona de produção.
O módulo e os sub-módulos são também repetidos no interior do edifício, nos escritórios, nos desenhos das vigas, no piso e nas paredes de concreto.
Em contraste com o edifício, projetado de acordo com as linhas ortogonais, o projeto do jardim segue uma linha livre, segundo a orografia histórica do lugar: leves inclinações foram desenhadas para reduzir o estado original e foram plantadas várias espécies autóctones de árvores presentes nos bosques vizinhos.
Este sistema verde é introduzido também no edifício através do pátio, que é visto pelos escritórios e a nova zona de produção.