-
Arquitetos: Hola Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ampliando as referências arquitetônicas da pequena cidade litorânea de Xangri-lá, RS, a CASA22 traz o frescor iluminado da união entre geometria e transparência. Modernismo que desafia a perspectiva, com blocos que distribuem os 300m2 de construção em um design desafiador que apoia toda a volumetria da obra em apenas dois cubos.
O primeiro piso, um grande cubo branco, completamente translúcido, garante espaço interativo e versatilidade às áreas sociais e dá suporte gracioso ao maciço bloco do pavimento superior que lembra puro concreto e dá privacidade aos dormitórios, surpreendendo com um imenso brise em madeira retrátil em toda a lateral leste, que filtra a entrada direta dos raios do sol sem perder a claridade. Nos fundos, um paredão de pedra sustenta o volume superior e da solidez a obra.
Para garantir a estrutura, o arquiteto escolheu trabalhar com vigas invertidas, trabalhando a perspectiva do observador e criando leveza no perfeito encaixe dos volumes principais, preservando suas diferentes funções.
Além da extensa área de jardim, a CASA22 conta com duas áreas de estar e jantar independentes com opção de integração completa no primeiro piso e quatro espaçosas suítes no piso superior. Detalhes da obra estão no rasgo longitudinal na extensão do andar superior a oeste e na janela retangular frontal no volume superior, dando leveza ao design e contribuindo para a iluminação natural e elegante do espaço.
Destaques da arquitetura de interiores são a mesa de jantar de louro amazonense e a ilha gourmet, que dão charme simples à construção litorânea.
A Demanda
A CASA22 pertence a uma família grande e madura. A demanda exigia um espaço versátil para abrigar solteiros em férias com amigos, casais em fase de gestação, crianças superativas e idosos com hobbies como jardinagem, decoração e gastronomia.
“Assumi o desafio de criar múltiplos espaços com a mínima volumetria possível”!
“A brisa do mar invade todo o andar inferior e mantém a casa fresca e a memória de que se está na praia.”