- Ano: 2006
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A unidade industrial Inapal Metal dedicase à produção de componentes metálicos para automóveis e é composta por dois núcleos aparentemente autónomos com a mesma altura:
Um núcleo constituído por duas naves e uma grande pala que incorporam o armazenamento de matérias primas, as diferentes secções de produção e a expedição; e o outro núcleo de dois pisos com as áreas técnicas e sociais do programa.
A proposta arquitetônica adota como estratégia de projeto a modulação estrutural que disciplina um layout aberto capaz de integrar a instabilidade programática contemporânea.
A pesquisa é centrada na “pele” do edifício que procura um só material de revestimento de chapa metálica trapezoidal que se adapta e uniformiza todas as situações de projeto.
Explora-se a versatilidade do material quanto às diferentes aplicações e orientações, chapas de revestimento quando é necessário encerrar; chapa cortada às fatias e fixas em forma de favo de abelha quando é necessário iluminar, sombrear e ventilar.
A chapa metálica permite ainda a construção de formas curvilíneas que remetem ao desenho aerodinâmico da indústria automóvel. O espaço exterior é organizado em função das circulações de veículos, dos fluxos de matériasprimas e produtos acabados.