-
Arquitetos: Tadashi Suga Architects Office
- Área: 315 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote está localizado no topo de um pequeno planalto nos subúrbios da cidade. O cliente exige um 'ateliê', um pequeno espaço de trabalho que possa funcionar independentemente do espaço da residência. Ele aposentou-se jovem e queria em sua casa um lugar onde passar o tempo desfrutando dos seus hobbies.
Colocamos o primeiro pavimento ao lado da rodovia e logo colocamos o segundo pavimento no lado mais profundo do terreno. Trata-se de uma planta em forma de pátio, com esta forma consegue-se iluminar efetivamente o espaço exterior no centro do edifício além de beneficiar a ventilação.
A sensação opressiva e fechada ao exterior, que percebem os que passam pelo edifício, foi suavizada por uma parede de madeira estendida de cedro vermelho sobre o lado da rodovia. O tramo externo de circulação e a grade na escada exterior também foram feitos de madeira e continuam com a uniformidade da fachada. Tivemos que assegurar a área do jardim de jogos porque assumimos uma planta tipo pátio em um lote muito pequeno.
Como a área ficava pequena para somente um pátio, nós colocamos sobre pilotis o espaço e parte da cobertura de um nível com o jardim e atuamos para assegurar a diversão da crianças. Os pilotis conferem sombra ao pátio e protegem os menores da superexposição a luz do sol no verão, também se utiliza como lugar de descanso, possibilitando seu uso mesmo nos dias chuvosos.
O jardim do terraço rodeia o pátio. O nível de abertura é alto porque a passagem do segundo pavimento é consecutiva. As atividades realizadas em todos os pavimentos podem ser observadas desde as circulações de ambos níveis. No jardim, optou-se por grama artificial para facilitar a manutenção, e para que as crianças pudessem correr descalças todo o tempo.
Dado que as crianças possuem contato visual com a via enquanto brincam no terraço, o ambiente do jardim estende-se ao exterior. Como concebemos uma planta em torno do pátio, pensamos que ela pudesse ser percorrida também rodeando o jardim, não é uma rua sem saída e o corredor é infinito. É uma espécie de aventura para as crianças como lugar para o descobrimento e encontro, todo o edifício se concentra em um espaço ativo e como este se desenvolve.