- Ano: 2015
-
Fotografias:René de Wit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso cliente nos encomendou o projeto de uma extensão térrea de uma fachada dos fundos de um complexo residencial de 1900. Assim como as extensões dos vizinhos. No entanto, nós percebemos a falta de espaço não estava no térreo, mas sim no primeiro pavimento, onde estão os dormitórios. Nestes quartos, que são os das crianças, não havia espaço sequer para uma cama de solteiro padrão.
Por esse motivo que propomos esticar a casa completamente em dois metros. O suficiente para fazer dois quartos infantis de tamanho médio.
Mas as restrições construtivas só permitiam extensões no térreo que não fossem maiores que três metros. Decidimos escrever uma carta ao Prefeito e ao Conselho Municipal para os convencer que tínhamos planos melhores para o futuro da vizinhança. E funcionou!
A casa está localizada no Delftweg em Rijswijk e é parte de uma fileira de seis casas. Estas casas compõem um todo característico, que datam de 1900 com grandes influências de casas de campo, o que na época era um estilo popular. Apesar de algumas pequenas mudanças, a fachada frontal do conjunto se mantém bastante similar ao estado original. A fachada posterior, no entanto, é composta de pequenos elementos de proteção solar e extensões térreas. Todos diferentes em forma e materialização.
Ao literalmente esticar a casa em (apenas) dois metros, foi possível crias dois quartos infantis de tamanho médio. E ao fazer isso, nós criamos espaço suficiente no térreo para fazer uma sala de jantar e cozinha confortáveis.
A fachada foi mantida como era, com seus elementos característicos de 1900. Mas ao invés de uma série de pequenas janelas, fizemos uma grande janela separada em quatro partes por uma esquadria de madeira em forma de cruz. Cada parte da janela se abre para uma área de estar diferente: no primeiro pavimento estão os dois quartos, e no térreo a cozinha e sala de jantar.