-
Arquitetos: BDP
- Área: 25000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Barbour
-
Fabricantes: Architectural Panel Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade de Strathclyde é um centro de pesquisa, colaboração e conferências com oito pavimentos no coração de Glasgow, na Escócia. O edifício oferece laboratórios especializados, espaços de pesquisa e espaços para reuniões colaborativas para cerca de 900 funcionários. Além disso, ele oferece instalações para conferências e salas de reuniões, incluindo dois auditórios, com 150 e 450 lugares.
O projeto do Centro promove troca de conhecimento, estimulando a troca de ideias com as organizações privadas e públicas visando melhorar o empreendedorismo entre a universidade e as empresas, o envolvimento da indústria e comércio na pesquisa e através de parcerias estratégicas, redes, alavancagem mútua e valores.
Através da colaboração e interação entre o grupo de clientes e a equipe de arquitetura, o desejo era criar um edifício de referência. Ele precisava ser flexível e totalmente acessível, com espaços facilmente reconfiguráveis, além de ser altamente sustentável.
Sua forma é relativamente simples. Um anel triangular que acomoda os espaços é flexível e eficiente em termos de circulação e espaços de serviço. A luz natural ilumina a grande maioria dos espaços através da fachada externa ou pelo átrio central.
A gama de tipos espaciais ilustra um caráter mais complexo com relação ao planejamento detalhado do próprio edifício. Os espaços de laboratório e oficinas ficam próximos aos espaços de trabalho e o intercâmbio de conhecimentos e pesquisas, assim como trocas sociais, acontecem nos espaços comuns ao centro.
A planta triangular explora a área do terreno disponível. Essa forma resulta em um edifício que é uma intervenção única na matriz urbana, respeitando seu entorno. O Centro de Tecnologia e Inovação tem uma forma expressiva, resultado de uma avaliação do seu programa e do contexto local. O Centro é maior ao longo da fachada norte (subindo 8 pavimentos) para tirar o melhor proveito da luz natural difusa e para criar uma presença cívica na George Street. O edifício diminui em escala para na fachada sul para combinar com os edifícios vizinhos existentes.
O Centro de Tecnologia e Inovação é o marco de Tecnologia Internacional da Escócia e da Zona Energia Renovável (ITREZ), que é uma pesquisa global e um pólo de desenvolvimento, trazendo empresas e universidades para trabalhar em conjunto no desenvolvimento do setor de energias renováveis.
A empresa de arquitetura BDP foi nomeada em 2011 para desenvolver o projeto. A aprovação de planejamento foi concedida no início de 2012 e os trabalhos no local começaram em agosto de 2012. O edifício foi concluído em fevereiro de 2015.