-
Arquitetos: Schwartz Besnosoff Architects
- Área: 2500 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Tidhar está localizada em Afula, Israel. Foi planejada para desafiar o projeto de edifícios educacionais em Israel, tanto em termos de projeto como também em termos de aspectos sociais, éticos e educacionais. Todos sabemos que a rotina de planejamento escolar genérico que resulta em salas de aula anônimas, caracterizadas por formas e dimensões repetitivas, corredores escuros e pátios expostos ao sol ardente, são reminiscentes das bases militares.
Nós não consideramos que estas são as condições adequadas para a educação do século 21. A Escola Tidhar oferece uma abordagem diferente, moderna e inovadora. O ponto de partida do projeto foi a negociação entre sustentabilidade e o ambiente construído existente (propriedades rurais baixas), com a paisagem verde ao redor (espaço público aberto) e a comunidade de jovens estudantes. As áreas públicas, o jardim e o pátio, são tão importantes como as salas de aula.
Portanto, em vez de um amplo jardim principal sem sombras, organizamos as classes em torno de pequenos pátios verdes que criam espaços íntimos e pessoais, com árvores que rapidamente fornecerão sombra, ar limpo e melhores condições de conforto. O próprio edifício é construído como uma pequena cidade, os corredores escuros da escola tradicional transformam-se em caminhos luminosos e arejados. A planta não é formal, mas flexível e com a escala compatível à natureza de seus usuários. Este é um edifício que reflete democracia e igualdade (ao contrário de edifícios monumentais), ajustado ao clima local, e corresponde à paisagem e à luz durante cada época do ano. O caminho interno serpenteando entre salas de aula e espaços de pátio constrói a história de uma pequena cidade - uma cidade das crianças. Aulas ao ar livre estão abertas para o entorno e permitem aos alunos experienciar o ambiente verde como parte integrante do processo de aprendizagem.
Acreditamos que este tipo de estrutura é um ambiente de aprendizagem de qualidade necessário para educar a geração mais jovem. Janelas de peitoril baixo são feitos na altura dos olhos das crianças. Desta forma, as crianças experimentam o exterior de uma forma diferente e única. A altura variável das esquadrias permite várias opções de luz e ventilação. Durante o ano, a ventilação das classes pode ser ajustada de forma passiva, sem o uso de condicionadores de ar, economizando energia e educando a geração mais jovem para um melhor consumo de energia e a uma atitude "verde" para o mundo.