-
Arquitetos: gmp Architects
- Área: 4500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcus Bredt
-
Fabricantes: Hering Architectural Concrete
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado entre a história estação de bondes e a residência junto ao Kopernikusstrasse, o compacto edifício oferece as condições ideais para o ensaio. Os aproximadamente 50 bailarinos da Ópera e os 55 estudantes da escola de balé, possuem a sua disposição duas salas de balé com um palco de tamanho de completo, três pequenas salas de ensaio, como também vestiários, banheiros, uma sala de fisioterapia e um apartamento para artistas convidados.
A expressão arquitetônica do novo edifício é claramente diferente do heterogêneo plano de fundo criado pelas casas e dá ao lugar um aspecto sucinto. O volume do edifício - que recua para o sul - cria um equilíbrio entre o lado histórico e o bloco de doze metros de altura com as salas de balé empilhadas ao norte.
O entorno arquitetônico imediato ao novo edifício é caracterizado pro seu uso industrial histórico. O estilo arquitetônico e os materiais combinados com um esquema de cores fazem uma deliberada referência ao caráter industrial do lugar, dando ao edifício seu próprio ofício e o ambiente de ateliê.
Como uma ateliê no sentido de um espaço experimental e criativo, e como um lugar de incompletude num sentido positivo, o edifício não se embeleza com um esquema de cores proeminentes na busca da dominação. Este foco também está presente no interior - cores e materiais se limitam deliberadamente e as paredes são de concreto aparente.
O edifício está conformado por salas de balé, de pé-direito duplo, e as áreas funcionais associadas são organizadas em três pavimentos. O balanço da fachada oeste marca o acesso ao edifício a partir da Merowingerstraße. Aqui, o vestíbulo de dois níveis e sua fachada de vidro definem o acesso, diferenciando-o da fachada de concreto aparente.
O vestíbulo e a cafeteria dão as boas-vindas aos visitantes com um generoso espaço de acesso, onde as zonas de circulação conduzem a todos os pavimentos do edifício. As salas de balé são acessadas através das generosas áreas de entrada no primeiro e terceiro pavimento, sem perturbar os ensaios de dança que acontecem frente aos espelhos.