- Ano: 2015
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: TREKU
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 120m2, construído no final do séc. XIX, apresentava um arranjo fragmentado de salas e uma sobreposição irregular (quase negligente) de intervenções sucessivas de anteriores proprietários: o caráter original do espaço parecia omitido. Apagando todas as intervenções anteriores, a separação entre zonas de dia e de noite tornou-se clara.
O programa solicitava a preservação dos antigos tetos de gesso, a integração dos elementos estruturais restantes, a elevação parcial do pavimento e uma distribuição de programa ajustada e coerente. A excentricidade do volume interno proposto é uma dedução lógica dos parâmetros dados onde a sala de estar é um limbo composto por três momentos bem definidos, mantendo-se simultaneamente como um espaço só. As velhas portas e portadas foram substituídas por novos elementos de iguais dimensões, não ornamentados, pintados à mão com três tons diferentes de azul: os planos de cor são atores na rotina apartamento.
A sobreposição de geometrias, texturas e materiais, contrastando com o fundo branco abstrato e a retórica racional da intervenção espacial, estipulou uma identidade.