- Área: 220 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Josefina Irarrázaval A.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é implantado num setor alto de Matanzas, Chile, com suaves declives e forte exposição aos ventos costeiros.
A direção do vento predominante é a mesma que a melhor vista, direcionada para o mar, isto gera o problema de ficar exposta ao sol poente.
É projetada uma envoltória protegida do vento como uma vitrine, que não renuncia às vistas e não expõe os usuários ao vento.
Cria-se uma fachada de vidro na frente e por trás dela, como filtros, está a sala de jantar e um lugar exterior protegido dos fortes ventos. Estas vitrines mediante suas aberturas vinculam os espaços sucessivos.
Por outro lado, para ter as melhores vistas era necessário levantar a casa do terreno natural mediante pilotis, o que permite não alterar o escorrimento natural das águas.
Programaticamente a casa tem no seu centro a sala de estar, espaço principal que adquire protagonismo com seu pé-direito duplo, com uma claraboia que fornece luz e ventilação desde o leste. Em seus extremos estão os dormitórios de maneira que tenham cada um sua privacidade.
O material predominante da casa é a madeira de pinheiros impregnada, utilizada como suporte estrutural, telhado e forros, além de suas paredes e divisórias em painel SIP.