- Área: 11220 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Juliana Gómez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um edifício acadêmico multifuncional projetado mediante concurso privado aberto, pela Universidade do Norte em Barranquilla - Colômbia. Esta cidade está marcada entre o oceano Atlântico e o rio Magdalena. Tem temperaturas em média de 28ºC e uma umidade relativa de 80%, o qual representa um desafio para a eficiência e controle térmico do projeto.
A implantação do edifício valoriza a sucessão de pátios que conformam o campus universitário e recolhe os principais fluxos principais pedonais num pátio de acesso que incorpora a vegetação existente e conforma um nível público de acesso com atividades coletivas de recreação e descanso que promove a interação entre os membros da comunidade acadêmica.
Em seus 11220 m² desenvolve um programa acadêmico misto que abriga: museu arqueológico, laboratórios de engenharia e informática, salas de aulas, dois auditórios e escritórios. Sua planta é aberta e flexível, concentra um núcleo de serviços, instalações técnicas e circulação vertical, e estabelece uns circuitos de circulação de pessoas e distribuição de redes de maneira sistemática.
A pele dupla é um sistema de proteção solar com venezianas pré-fabricadas, suportes de vegetação e painéis de vidro. Simultaneamente serve como dispositivo de conforto climático, filtro de luz natural que melhora a ergonomia visual enquanto permite o desfrute da paisagem, e diminui consideravelmente o consumo elétrica por ar condicionado.
A expressão estética de projeto é construída a partir de uma reflexão climática sobre os edifícios no Caribe e por meio da composição da pele dupla se busca conciliar a tradição artesanal da arquitetura vernácula, a riqueza natural e a crescente atividade industrial do porto.
Ao ser um edifício educativo, o projeto potencializa o labor pedagógico da arquitetura, fazendo evidentes os sistemas técnicos do edifício para o conhecimento dos estudantes. Comunicam-se os objetivos alcançados com a economia de 58% no uso de água potável pela coleta da condensação do sistema de ar condicionado, a separação e tratamento de águas residuais, entre outros, fazendo do edifício um laboratório aberto.