Uma das 23 equipes selecionadas da Competição Reinventar Paris, Jacques Ferrier Architecture, Chartier Dalix Architectes e SLA Architects revelaram a proposta vencedora para a Ternes-Villers, nomeada "Cidades Estratificadas". Localizado no Boulevard Périphérique, a participação do concurso tem uma oportunidade única de transformar Paris em um lugar extremamente estratégico.
A proposta apela por uma rede de jardins estendendo-se além do local para conectar Paris a Neuilly-sur-Seine, do Bois de Boulogne ao Porte de Champerret. Na cidade estratificada a Périphérique é atravessada por uma ponte paisagística, habitada por mercados cobertos, lojas, uma escola de horticultura urbana e ambientes de trabalho do tipo co-working.
Acima da ponte, há unidades residenciais e de escritórios, projetadas para permitir a evolução e expansão ao longo da cidade. As coberturas se conectam para criar zonas de cultivos urbanos dedicados a plantação de chá parisiense. Pavilhões comunitários possibilitam que os usuários, tanto de unidades residenciais, quanto de escritórios possam aproveitar este jardim.
Segundo os autores,o planejamento inteiro torna-se uma "máquina ambiental, contribuindo para a qualidade de vida da cidade."
Arquitetos
Localização
Bd Périphérique, Paris, FrançaArquitetos Responsáveis
Jacques Ferrier Architecture, chartier dalix architectes, SLA ArchitectsEstrutura
TerrellFluidos [Sic]
ElithisEconomista
DALMarcenaria
WoodeumEtnólogo
Serge AiraudiPlataforma de Cosntrução Comunitária
Atelier BNP Paribas, Afnor, Spice Soft, FluicityProjetos Habitacionais
3FEspecialista em Chá
Comptoir RichardAgricultura Urbana
MugoOperador de máquinas
ArvalÁrea
20000.0 sqmAno do projeto
2016Fotografias
Cortesia de Jacques Ferrier chartier dalix architectes / imagem SPLANN , Cortesia de Jacques Ferrier chartier dalix architectes