-
Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura; Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
- Área: 150 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Cervera
“O luxo está no espaço”
R. Legorreta
Quando se trata de arquitetura, nos últimos anos, parece que a tendência é usar materiais sintéticos inovadores, e ao mesmo tempo mais caros.
Nossa preocupação no projeto da Casa Nua foi exatamente o contrário, usar materiais naturais, comuns e facilmente disponíveis no local, deixando-a nua para apreciar sua beleza intrínseca.
O desafio começa com as dimensões do terreno, um resíduo urbano resultado da subdivisão de uma casa familiar. Com uma área de 6,5 x 27,5 metros quadrados e uma fachada oeste, não era o terreno mais encorajador para necessidades habitacionais.
A solução resolveu o problema da orientação oeste e a dificuldade de ventilação cruzada em todos os espaços, criando uma barreira com os serviços na fachada oeste, separando a casa do limite norte do terreno, deixando apenas 80 centímetros que permitiu criar uma lareira, que funcionou com sucesso.
Os elementos de resfriamento passivo se tornaram parte integrante do projeto: a piscina que resfria o ar antes de entrar na casa, a parede de vidro para ao leste que permite abrir ou fechar o espaço e controlar o fluxo e volume de ar, as portas de vidro para a lareira que trazem a luz natural a partir do norte, a parede verde ao oeste que reforça a barreira térmica, e as floreiras de permacultura, que sempre que mantidas com água, evitam o superaquecimento da área de acesso das circulações.
A paleta de materiais é em grande parte determinada pelos elementos construtivos e estruturais, deixados expostos em sua maioria. A parede de tijolos aparentes, comum no local, tornou-se o "módulo" de todo o projeto.
Finalmente os pisos e elementos de marcenaria (em sua maioria reciclados, de portas antigas) adicionam um caráter quente para a atmosfera geral.