- Área: 99 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Kenichi Suzuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno em Tóquio, um pequeno jardim cresceu junto a uma antiga residência. O edifício existente teve que ser substituído, mas nosso cliente realmente desejava conservar o pequeno jardim. O pequeno terreno também deveria conter um espaço de garagem e preservar o espaço destinado ao jardim perimetral.
Os clientes são um casal que começaram a usar a casa como residência de descanso antes de se mudarem definitivamente. A família também está conformada por dois filhos adultos que já vivem entre Tóquio e o exterior, e usarão a residência de vez em quando. Devido a estas circunstâncias, o programa estava bastante indeterminado, e ao invés de desenhar vários espaços pequenos para cada um dos integrantes, optamos por um conceito que oferece alguns espaços amplos nesta casa tão pequena.
O térreo encontra-se fundido com relação ao jardim perimetral buscando alcançar uma absoluta proximidade entre estes espaços e uma perspectiva contínua para o verde do jardim. A abertura interrompida de vidro ao redor da casa representa a relação da residência para cada extremo do terreno; para jardins amplos e estreitos, e para a rua.
O segundo nível pode ser um espaço único aberto com um teto de tamanho proporcional dentro do regulamento de construção local, mantendo uma relação contínua com o jardim e oferecendo um acesso ao terraço na cobertura. O pavimento superior ainda conta com uma faixa de vidro dirigida para todas as fachadas do terreno, brindando uma sensação de semi-exterior, desfrutando um panorama de 360º, as copas das árvores e o céu.