-
Arquitetos: Opolis architects
- Área: 418 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ariel Huber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno de 1394 m², na pitoresca estação da montanha de Khandala, esta casa de fim de semana para uma jovem família foi concebida como dois pavilhões lineares que se cruzam formando uma ponte no centro do lote. Isto cria um claro jardim para a rua e outro mais privado para a o terraço, com vista para o noroeste do terreno.
A criação de espaços recreacionais foi enaltecida nas partes frontal e posterior, enquanto as outras alas foram utilizadas como partes mais privadas para a família. Os espaços familiares como sala de estar e jantar se integram com o pátio. Um mezanino flutua acima da cozinha, e com eficácia utiliza o volume de pé-direito duplo sob o dramático teto, enquanto conecta visualmente os espaços comuns.
A casa é implantada em praticamente um nível. As árvores existentes deram as chaves do projeto para a estrutura do telhado. Há uma paleta limitada de materiais, através da qual foi conduzido um interessante experimento com a estrutura e texturas.
As características climáticas do lugar exigiram coberturas inclinadas para combater as monções. O resultado final é de telhados cônicos que flutuam como grandes copas de árvores sobre as colunas.
As relações interior / exterior são quase inexistentes na sala de estar, embora os dormitórios possuam um sentido de recinto mais compacto.
A casa tem como objetivo se converter num espaço espiritual, mas criativo para seus habitantes, entregando a cada pessoa da família um espaço que pode ser cada vez mais desenvolvido por conta própria.