Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício residencial Stadthaus Ballhausgasse ocupa um lote vazio de longa data nesta rua do casco histórico de Graz, Áustria. O desenho da fachada principal interpreta as linhas arquitetônicas de finais do século XIX através de uma linguagem contemporânea. A plasticidade criada pelo jogo de luz e sombra sobre as cornijas, protuberâncias de janelas e elementos estruturais contíguos, assim como sua organização, é conseguida através da absorção e integração destes elementos à nova fachada com efeito de espelho.
Uma sútil inclinação dos elementos triangulares que compõem a fachada cria uma aparência tridimensional e produz uma conexão com as diferentes cornijas dos edifícios circundantes, diminuindo desta forma a diferença entre o número de pavimentos com os padrões do século XIX. O resultado é uma interação diferenciada entre a superfície das janelas e a fachada do edifício a distintos níveis expostos à rua, assumindo um caráter representativo típico dos edifícios da época, tanto pela complexidade e detalhe dos elementos, como pela excepcional qualidades dos materiais, contrastando com o minimalismo formal das fachadas posteriores.
A particularidade do contexto radica também neste lote vazio que era o único restante numa linha frontal, contígua e homogênea de edifícios. Stadthaus Ballhausgasse explora um jogo de integração e mera imitação, utilizando um novo tipo de material com acabamento espelhado - aço inoxidável altamente polido, atualmente um dos materiais de mais alta qualidade; o aço inoxidável tem uma sútil vida própria e características visuais únicas, já que não é perfeitamente liso ou duro como o vidro. Através do efeito especular da reflexão, a fachada devolve uma imagem das fachadas opostas, que pela inclinação sútil dos elementos refletidos, aparece refratada como num caleidoscópio. O novo edifício tem o efeito paradoxal de assumir uma forte presença e uma quase ausência, através da desmaterialização.