- Área: 4123 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Koji Sakai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena escola tem apenas uma classe em cada grau. Numata encontra-se numa região de fortes nevadas, e como está fechada em si mesma pela neve durante a maior parte do ano, o objetivo deste projeto era criar uma escola que oferece um espaço compacto e diverso centrado nas atividades interiores para as crianças.
Excluindo a área de salas de aulas de dois pavimentos com orientação sul, todo o edifício foi projetado como uma estrutura térrea integrando um ginásio e a construção da escola numa planta retangular. As salas de aulas regulares, um "campo de luz", um espaço para a biblioteca e computadores, e um ginásio foram dispostos linearmente na direção norte-sul, criando uma configuração consecutiva com diferentes profundidades. A altura e a forma do teto destes lugares foram variadas para dar ao edifício um caráter distinto, e o ginásio foi tratado como uma grande sala de aula.
O foco do espaço das crianças é o "campo de luz"< que é um átrio com claraboia instalada no lado norte. Aqui, uma sequência de lâminas reflete a luz natural e a dirige para o interior do edifício. A suave luz se reflete de modo angular nas paredes, criando um espaço sereno para as crianças.
Alguns dos materiais foram o vidoeiro branco japonês utilizado para o piso, produzido em Numata, e o carvalho japonês para os móveis e escadas. A escada é suficientemente ampla para que as crianças possam sentar com seus amigos.
Os blocos de concreto tiveram uma engenhosa especificação para suas junções, foram utilizados sob os grandes beirais que rodeiam o perímetro do edifício, para evitar que a neve se sobressaia. Folhas leves de aço foram usadas no telhado - que possui uma inclinação variada para acumular ou deixar correr a neve. Estes materiais criam uma nova paisagem na cidade.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 16 Março, 2016